Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O poder da esmola.

por Fernando Lopes, 4 Set 14

Como qualquer que preze a sua condição humana, gostaria de viver num mundo onde a caridade fosse desnecessária. Infelizmente estamos longe desse sonho simples, e, muitas vezes, doar é necessário. Faço-o com regularidade mensal a uma instituição que diariamente percorre as ruas desta cidade com comida e palavra amiga. São de inspiração cristã, o que a este ateu convicto não causa incómodo. Generosidade é um substantivo feminino que não tem credo.

 

Vem esta prosa a propósito de um homem que, à minha frente, dava dinheiro a um marginal, e não omitiu a clássica graçola: «não gaste tudo em vinho!». Pode parecer simplesmente um momento de mau-gosto, mas pôs-me a pensar em como é muito mais que isso. É poder.

 

Alguém que tem dinheiro, tem poder. Ao dá-lo a outro acha-se no direito de lhe dizer, «segue os cânones, comporta-te como é esperado, não sejas ovelha tresmalhada». Reflecti  naquilo e em como ter uma nota no bolso nos dá a possibilidade de exigir um determinado comportamento. Nunca o fiz por mero acaso, a partir do momento em que ganhei essa consciência, estou certo que nunca o farei.

 

Ao dar dinheiro a alguém devo deixar que o gaste como entender, sem os meus constrangimentos morais. É drogado? Alcoólico? Prostitui-se? Não tenho que fazer julgamentos, apenas dar. Muito mais que dinheiro, dar liberdade.

Autoria e outros dados (tags, etc)

7 comentários

De Alice Alfazema a 04.09.2014 às 20:38

Image

De Fernando Lopes a 04.09.2014 às 21:34

Obrigado, Alice. Eu também gosto muito de ti.

De .. a 04.09.2014 às 22:52

O Fernando, é um ser humano como deve ser. Todo o post o ilustra (não só este, muitos anteriores). Tal como o excelente fim dele. Embora nos custe, é isso mesmo! Ou então mais vale não dar nada a ninguém. Porque ninguém nos está a pedir conselhos, (nem nós próprios por vezes os seguimos) mas auxílio. Nós damo-lo! O resto é com quem decide, sobre o destino que lhe quer dar ( a esse mesmo auxílio/esmola) ou o que seja. Uma boa noite e semana tudo de muito bom!!!

De Fernando Lopes a 05.09.2014 às 00:10

É exactamente esse o espírito e mensagem que pretendia passar.
Image

De bloga-mos a 05.09.2014 às 13:02

Juro que vou sentar-me algures numa rua com um cartaz dizendo "estou disponível para conversar. Não posso dar mais."

De Fernando Lopes a 05.09.2014 às 13:16

Estás a fornecer um bem escasso. Podes vir a ter uma freguesia interminável.

De bloga-mos a 05.09.2014 às 15:22

Não pretendo criar um franchising mas nunca se sabe...

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Feedback

  • M Manel

    Só agora vi a mensagem anterior - note-se que quem...

  • M Manel

    Uma ajuda... Arranja aí uma base para eu poder de...

  • Anónimo

    Não volta?!Vá lá...Escrever faz bem...e ler também...

  • Anónimo

    Que será feito do gerente desta coisa?Filipe em es...