Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Grandes comerciantes, pequenas irritações.

por Fernando Lopes, 3 Fev 15

maçã.jpg

 

As poucas vezes que acompanho a minha mulher às compras é para desempenhar com pundonor o papel de carrejão. Perguntem-me preços, e à excepção de leite, bolachas, vinhos e cervejas, não saberei o que é barato ou caro.

 

Recentemente reparei numa praga que me irrita sobremaneira: nas grandes superfícies, todas, quando digo todas, quero dizer rigorosamente todas as maçãs vêm com um pequena etiqueta colada. Trazem o tipo de maçã e muitas vezes a marca da superfície comercial. Começaram a fazer parte do meu vocabulário variedades do fruto como: Red Delicious, Granny Smith, Fuji, Reineta ou Gala. Todo um conhecimento que não me foi necessário durante cinco décadas, até porque não tenciono tirar nenhum mestrado em «maçalogia». O estupor das etiquetas parecem grudadas com SuperCola3. Quem usa as unhas muito curtas como eu, vê-se e deseja-se para retirar aquela treta.

 

Todas têm uma camada fina de cera, para dar brilho. Ora este vosso humilde criado quer comer maçã que não saiba a soalho, vai daí perde tempo a tirar o autocolante da fruta e depois tem de as lavar com um esfregão de cozinha para que percam o brilho artificial e pareçam finalmente maçãs.

 

Senhores do marketing do Pingo Doce, Continente, Lidl e restante família: e se fossem pôr cera e autocolantes na pata que vos pôs? Eu só quero fruta, duas sílabas apenas. Fru-ta.

Autoria e outros dados (tags, etc)

9 comentários

De golimix a 03.02.2015 às 20:29

Não tenho esse problema na frutaria aqui da rua. Mas realmente... essas etiquetas são tramadas como o raio! Mas como costumo comer a maçã sem casca a etiqueta vai com ela de vela! 

De Fernando Lopes a 03.02.2015 às 20:41

As frutarias, ou «pomar», como se dizia aqui no Porto, têm essa vantagem, mas fecham cedo. Quem como nós, faz compras ao fim-de-semana, dificilmente pode recorrer ao comércio tradicional. Mas sempre que posso, frequento. :)

De golimix a 04.02.2015 às 08:37

Por aqui fecham às 20:00 e estão abertas sábado também até essa hora! Image

De Luís Coelho a 04.02.2015 às 09:35

Brincando: o Fernando a comer maçãs? Mas ao menos são peludas? É que isso é comida de meninos. 
Sempre imaginei o Fernando a beber um fino e a comer uns couratos cabeludos ao "petit-déjèuner", sem exageros porque os dias são longos e as noites nunca acabam.
A idade é phodida, não?
Abraço

De Fernando Lopes a 04.02.2015 às 11:01

Nem só de francesinhas vive um homem. Pequenos almoços à Jim Morrison fazem parte da minha juventude. Mas não me desafie, ou ainda recebe convite para um pequeno almoço de tripas e maduro tinto. Sou gajo para isso. ;)

De Anónimo a 04.02.2015 às 10:27

Bom dia!
Uma das vantagens de se viver na provincia é que, além de não existir hora de ponta, todos os sábados de manhã há uma feira, aqui chamada "reforma agrária" em que os agricultores locais vão vender  os seus produtos a quem os quiser comprar. Por isso, tenho a sorte de comer clementinas com sabor, pão caseiro que dura uma  semana sem ganhar bolor, ovos com gema da cor que lhe é devida. É mais caro, mas compensa...
MM

De Fernando Lopes a 04.02.2015 às 10:56

Não é necessário estares a fazer inveja, se pudesse há muito que tinha mudado para uma cidade mais pequena. Aqui o problema, mais que os horários, é o estacionamento. E essa ideia da feira da "reforma agrária" agrada-me sobremaneira. :)


Beijo.


De redonda a 05.02.2015 às 22:51

:)) por outro lado assim podemos aprender as variedades das maçãs :)

De Fernando Lopes a 05.02.2015 às 23:02

O stress que causa não compensa o conhecimento que traz. Era uma maçã sem etiqueta e sem graxa s.f.f.  ;)

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Feedback

  • JOSÉ RONALDO CASSIANO DE CASTRO

    O Pretinho do Japão é citado, como profeta, em Ram...

  • Anónimo

    Quando a sorte é maniversa nada vale ao desinfeliz...

  • M Manel

    Só agora vi a mensagem anterior - note-se que quem...

  • M Manel

    Uma ajuda... Arranja aí uma base para eu poder de...