Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Envelhecer rodeado por jovens.

por Fernando Lopes, 29 Jul 15

Costumo perorar sobre as desvantagens da idade, a memória que já não ostenta a frescura de outrora, um ou outro dente que se fragiliza, o perímetro da barriguinha que se aproxima perigosamente da centena de centímetros não se acomodando minimamente pelo facto de ser moda.  

 

Certo é que a idade traz uma catrefada de incomodidades, envelhecer, por muito que o digam, não é coisa bonita, apenas inevitabilidade a que se sobrevive.

 

Uma das vantagens, por paradoxal que pareça, é que deixamos de ser vistos como objectos sexuais. Somos apenas um senhor, medianamente apresentável, que reúne saber de experiência feito.

 

Isso é particularmente divertido porque, por mera casualidade, frequento estabelecimentos em que os empregados são particularmente jovens. Tenho a idade dos pais deles mas sendo brincalhão por feitio tenho facilidade em ser adoptado.

 

Adoptado pela rapariga morena da tabacaria que despeja sábio conselho sobre os malefícios do tabaco enquanto me vende um maço com ar entre o complacente e severo; pela moça do restaurante, que torce discretamente o nariz se a sobremesa que peço não for do dia; pelo jovem pai que troca experiências sobre o crescimento da filha; pela miúda do café que nos conta as suas peripécias com enlevo filial.

 

Na prática nunca tive tanta atenção de jovens mulheres, simplesmente porque já não represento perigo. Encontram nas nossas conversas disponibilidade afectiva. Envelhecer rodeado de pequenas atenções e cortesias de jovens raparigas é bem mais simpático do que esperaria.

Autoria e outros dados (tags, etc)

12 comentários

De Luís Coelho a 30.07.2015 às 10:12

Esse perímetro da barriguinha não serão bíceps de cerveja?
De toda a maneira, lá diz o ditado: "cão que não ladra, morde!"


PS: as suas deliciosas "crónicas" de férias fizeram-me sentir saudades do Índico.

De Fernando Lopes a 30.07.2015 às 10:33

Luís, este diâmetro foi conseguido à custa de lúpulos e maltes das melhor proveniências. Quanto ao restante, as jovens sentem que não tenho idade nem feitio para predador, e daí passam a ter uma atitude quase filial.

 

Do Índico só conheço as Maurícias, mas tenho planos de longo prazo para passar uns dias em Maputo e Bazaruto, assim o dinheiro permita.

De Anónimo a 30.07.2015 às 11:05

Olá, bom dia!
Espero que não tenhas chegado à fase do "Ponto Dad Bod".
Sabes quando constatei que estava "entradota"? Quando me começaram a tratar por "Sra. D." Ainda comecei por dizer que o meu nome é M, não Sra.D.M, mas desisti. 
bjs
MM

De Fernando Lopes a 30.07.2015 às 11:33

Coloca uma fita métrica à volta da cintura e define um perímetro de 98 cms. É isso.



Já me chamam sr. há imenso tempo, insisto sempre que o nome é Fernando.


Beijo.

De henedina a 30.07.2015 às 23:55

Objectivo: 94 cm. Vá, Fernando, surpreenda-me!

De Fernando Lopes a 31.07.2015 às 00:42

Difícil mas possível. Com pequenas restrições já perdi 3 quilos, mas duvido que o ritmo se mantenha. Parafraseando esse monstro sagrado da nova literatura portuguesa «prometo tentar». :)

De henedina a 31.07.2015 às 12:15

Eheheh....o título é : prometo falhar!
Acto "falhado"?

De Fernando Lopes a 31.07.2015 às 12:30

Já conhece a minha capacidade para trocadilhos... Li-lhe meia-dúzia de páginas e não fiquei cliente. Tinha acabado «A Primavera há-de chegar, Bandini» de Fante, por isso estava com a fasquia elevada. :)

De henedina a 31.07.2015 às 12:38

Costumo acabar os livros que inicio...este foi me oferecido por uma amiga muito querida...e tb há cerca de 1 ano que não termino.
Lembro me te ter pensado. Devo amar o escritor...pq prometo falhar...e até agora. Falhei!! Eheheh

De Fernando Lopes a 31.07.2015 às 13:10

O homem, contrariamente aos políticos, cumpre o que promete. :)

De Genny a 31.07.2015 às 18:29

Faz-me confusão ouvir as pessoas tratarem-me por senhora ou dona Image
Mas como dizes é a inevitabilidade a que se sobrevive. 
Um abraço, Sr. Fernando!

De Fernando Lopes a 31.07.2015 às 18:58

Os meus cumprimentos Sra. D. Genny.
Image

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Feedback