Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Emocional.

por Fernando Lopes, 28 Out 14

Sou um chorão, não é algo que goste de admitir. O mito moderno «sou um tipo muito sensível, por isso choro», não me agrada. Fui educado num ambiente de contenção, onde a expressão de emoções extremas não era coisa particularmente bem vista. Sou chorão porque nasci com incapacidade para controlar emoções. Uma parte da adolescência foi um longo round por não conseguir conter a raiva. O que sinto sobrepõe-se a tudo, ao bom senso, à calma, e simplesmente flui, numa espécie de torrente incontrolável.

 

Tenho dificuldade em dominar ira ou choro. Fico com os olhos mareados de água por causa de uma cena de um filme, livro, músicas, um abraço amigo ou dor alheia. O que me emociona não é tipificável, simplesmente surge do nada e mexe com algo que me é intrínseco.

 

Desconfortável, pois nunca sabes exactamente como vais reagir, habituas-te a viver assim, a ser aplaudido ou olhado com desconfiança pelos outros. Chegas a um lugar onde a percepção de terceiros passa a ser indiferente, e dentro de padrões «socialmente aceitáveis», deixas-te ir. Acho que é a isso que se chama «uma pessoa emocional».

Autoria e outros dados (tags, etc)

15 comentários

De Carlos Azevedo a 28.10.2014 às 02:29

Há uns anos, numa acção formação promovida pela empresa onde trabalhava na altura, a formadora (psicóloga) elogiou a minha racionalidade. Expliquei-lhe que sou muito mais emocional do que racional, que tendo naturalmente a agir por impulsos e instinto, o que me leva a efectuar um esforço enorme para contrariar essa tendência, daí resultando uma imagem que os outros avaliam como racional. Achei piada (modo de dizer) quando li: «O que sinto sobrepõe-se a tudo, ao bom senso, à calma, e simplesmente flui, numa espécie de torrente incontrolável.» É tal e qual -- ou melhor, seria.
Abraço.

De Fernando Lopes a 28.10.2014 às 12:33

Eventualmente, teu auto-controle consegue dar-te o melhor de dois mundos, uma espécie de emotividade racional.

Abraço.

De Carlos Azevedo a 28.10.2014 às 14:59

Tem dias. Há alturas em que o emocional se sobrepõe e não há auto-controlo que me valha (ou aos outros ;-) ).
Abraço.

De Luis B. Coelho a 28.10.2014 às 10:54

Imagina agora, Fernando, um chorão que tudo engole e cala porque não tem na massa do sangue a explosão de raiva. Uma amálgama de angústia e tristeza, solidão e revolta. Vulcão entupido. Como se altera a nossa própria natureza?

De Fernando Lopes a 28.10.2014 às 12:35

Não consigo imaginar como se lida com essas contradições. Devem ser geradoras de enorme angústia, tranformando-o numa bomba-relógio. Sabiamente, a natureza dotou-nos de mecansimos de compensação.

Abraço.

De bloga-mos a 28.10.2014 às 14:13

Este texto foi escrito por mim e entrementes perdeu-se num buraco negro intermético. Sorte a tua que não dou grande importância a gamanços plagiadores...

De Fernando Lopes a 28.10.2014 às 14:20

Teremos sido separados à nascença?

De bloga-mos a 28.10.2014 às 14:24

Começo a ter fortes suspeitas o que me deixa prenhe de orgulho 

De Fernando Lopes a 28.10.2014 às 14:50

Com a tua juventude e a minha experiência, podemos tornar-nos uma dupla capaz de obscurecer "Turner & Hooch". :)

De aurora a 28.10.2014 às 18:49

Revejo-me nas suas palavras. O isolamento (sempre que possível) tem sido a minha opção.
Abraço

De Fernando Lopes a 28.10.2014 às 19:51

A minha arma é a partilha. Exuberantemente, com despudor, partilho quase tudo. Em círculos restritos, obviamente. 


Abraço.

De Cenourita a 28.10.2014 às 22:12

Também eu poderia ter escrito isto, mas não! Acabei de ler aquilo que me assenta que nem uma luva e só acrescento o que, por vezes me dizem, quando não consigo disfarçar...
"cada vez estás pior, deve ser da idade"
Não basta uma pessoa ser sensível e ter dificuldade em controlar emoções e ainda lhe chamam velha!!! Devem ter razão...

De Fernando Lopes a 28.10.2014 às 22:52

Minha cara apiácea, cumpre-me informar que com a idade, pioramos! :) Que se aguentem à bronca. 

De redonda a 30.10.2014 às 19:57

Também sou um bocadinho assim :)

De Fernando Lopes a 30.10.2014 às 21:13

Parece que, pelo menos este blogue, está cheio de «emocionais». Provavelmente é algo inerente à nossa latinidade. :)

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Feedback

  • JOSÉ RONALDO CASSIANO DE CASTRO

    O Pretinho do Japão é citado, como profeta, em Ram...

  • Anónimo

    Quando a sorte é maniversa nada vale ao desinfeliz...

  • M Manel

    Só agora vi a mensagem anterior - note-se que quem...

  • M Manel

    Uma ajuda... Arranja aí uma base para eu poder de...