Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Caravana de camelos.

por Fernando Lopes, 14 Abr 15

Camel-caravan-going-through-the-sand-dunes

 

Se me perguntarem as minhas férias de sonho receberão uma resposta não muito convencional: fazer uns dias numa caravana de camelos. Existem coisas razoavelmente organizadas para brincarmos aos tuaregues, pois tenho bem a noção de que se trata de uma viagem fabricada, segura e confortável, destinada a dar ao europeu uma ilusão de exotismo, a tornar realidade sonhos pré-formatados. Assim mesmo, aconchegado e confortado, numa brincadeira de faz-de-conta, gostava de tentar. Nas várias viagens ao norte de África, ficou-me a paixão pelo imenso vazio, mar de nada, onde te ouves respirar, sentes cada pedra do chão, um eterno nada de que também faço parte.

 

Nunca seria como um tuaregue a sério, daqueles que escolhem a pedra mais redonda para limpar o rabo, dos que por mais que se lavem permanecerão para todo o sempre azulados porque os tintos das vestes se lhes impregnaram na pele transformando-se numa tatuagem permanente. 

 

Certo é que amo o deserto de pedra ou areia. Gostava de lá voltar, regressar a num sítio tão sem nada que me ouço a pensar.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Temas:

13 comentários

De pimentaeouro a 15.04.2015 às 00:58

O norte de África será o mesmo? E se a caravana for assaltada pelos radicais islamitas?
Há sonhos que viram pesadelos.
Cumprimentos.

De Fernando Lopes a 15.04.2015 às 08:10

Antigamente este tipo de turismo fazia-se sobretudo em Marrocos e Argélia. Na Argélia há muito que se tornou impossível, e mesmo em Marrocos pode ser arriscado. Provavelmente está cheio de razão. 

De Anónimo a 15.04.2015 às 10:21

Já que Marrocos e Argélia se tornaram perigosos, sempre podes ir ao deserto de Gobi, lugar de mistério e segredos insondáveis, escolhido como morada de deuses e guardado por monstros malignos.
Bj
MM

De Fernando Lopes a 15.04.2015 às 12:31

Já cometi a insensatez de ir à Tunísia em Agosto e chegou. Ir para a Ásia além de caro seria louco. Mas sonhar ainda é de graça. ;)


Beijo.

De pimentaeouro a 15.04.2015 às 10:31

Sinceramente, preferia não a ter e vivermos num mundo menos... menos caótico.

De Genny a 15.04.2015 às 09:30

Bom dia!
Fazendo ou não essa viagem, o relato desse sonho ficou lindíssimo.
Apaixona, sem dúvida! 

De Fernando Lopes a 15.04.2015 às 11:16

Existe um romance, "Tuareg" de Alberto Vásquez-Figueroa, muito simples e interessante sobre Tuaregs.

De Genny a 25.05.2015 às 10:06

Acabei de ler. Obrigada pela sugestão! Há tanto que aprender com esses povos. Fiquei com uma sensação de revolta tão grande no final.

De Fernando Lopes a 25.05.2015 às 10:55

Ainda bem que gostaste. É uma história bem esgalhada.

De Luís Coelho a 16.04.2015 às 19:00

Será carote, mas dizem que os desertos chileno e argentino são de sonho

De Fernando Lopes a 16.04.2015 às 19:12

Fazem também parte do meu imaginário. Nos anos 80 havia um grande interesse por fenómenos como as estátuas da ilha de Páscoa, Nazca, triângulo das Bermudas e mistérios similares. Lembra-se de «Eram os Deuses Astronautas?»

De golimix a 17.04.2015 às 14:30

Sempre tive uma enorme curiosidade pelo deserto.  Deve ser maravilhoso...

De Fernando Lopes a 17.04.2015 às 19:09

Eu gosto muito, há quem se sinta desolado. De qualquer modo é um must do.

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Feedback

  • M Manel

    Só agora vi a mensagem anterior - note-se que quem...

  • M Manel

    Uma ajuda... Arranja aí uma base para eu poder de...

  • Anónimo

    Não volta?!Vá lá...Escrever faz bem...e ler também...

  • Anónimo

    Que será feito do gerente desta coisa?Filipe em es...