Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Doces de Natal.

por Fernando Lopes, 15 Dez 13

Dizia uma senhora milionária de quem a avó era modista, esta frase lapidar sobre os doces de Natal:


- Sabe D. Conceição, para os pobres o Natal é pôr açúcar em tudo.


Pese o pedantismo da madame, morta de overdose quando as drogas eram só para ricos e os pobres apenas faleciam de cirrose, tal é absolutamente verdade. Só pobres se lembrariam de fritar pão e colocar açúcar no topo, adoçar massa e arroz. Pese embora as minhas origens modestas, terceiro de uma geração de amanuenses, dos doces de pobre apenas me ficou o gosto pelas rabanadas, com um molho secreto, que passa de geração em geração como segredo de alquimia. Só as como em casa e apenas com esse molho.

Autoria e outros dados (tags, etc)

11 comentários

De Alice Alfazema a 15.12.2013 às 11:13

Nunca tinha pensado nisso, mas o melhor do Natal são mesmo os doces "de pobres", aliás o meu preferido no Natal e não só - o arroz doce.

De Fernando Lopes a 15.12.2013 às 12:14

O avô adorava aletria, era feita só para ele. Nunca fui fã de aletria ou arroz-doce, mas tenho a ideia que isto dos doces de Natal vai muito do que fomos habituados em pequenos.

De golimix a 15.12.2013 às 12:20

Sou fã de arroz doce e só. Tenho para mim que eu devia ser descendente de sangue azul....

De Fernando Lopes a 15.12.2013 às 12:28

Olá tia, keke tá aqui a fazer num blogue da plebe?

De golimix a 15.12.2013 às 12:32

O meu problema é que não gosto de fritos e no Natal é tudo frito!

O pão, o polvo, os sonhos, as filhoses, os bolos de bacalhau, os ovos verdes, ,...
Quem é que tem fígado para tanta fritura?

Por isso fico-me no arroz doce, nas pêras bêbadas, e pouco mais. É que nem de Bolo Rei gosto!

No Natal não tenho problemas com a engorda!

De Fernando Lopes a 15.12.2013 às 12:36

Polvo, bolos de bacalhau, ovos verdes, são tudo coisas de Trás-os-Montes. Acho que me ia dar bem por aí.

De golimix a 16.12.2013 às 08:42

De Carla Pinto Coelho a 15.12.2013 às 18:17

Só gosto de arroz doce e posso garantir que barato, pelo menos como eu o faço, não fica, logo é de ricos, logo estou safa. (;

De Fernando Lopes a 15.12.2013 às 19:42

Receita! Receita! Receita! :)

De Carla Pinto Coelho a 15.12.2013 às 21:41

É a olho, mas leva muito leite, embora não fique líquido, só cremoso. (:

De Fernando Lopes a 15.12.2013 às 22:10

Dizem que os grandes cozinheiros(as), têm capacidade de improviso, nunca seguem religiosamente as receitas, não é MasterChefa? :)

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Feedback

  • JOSÉ RONALDO CASSIANO DE CASTRO

    O Pretinho do Japão é citado, como profeta, em Ram...

  • Anónimo

    Quando a sorte é maniversa nada vale ao desinfeliz...

  • M Manel

    Só agora vi a mensagem anterior - note-se que quem...

  • M Manel

    Uma ajuda... Arranja aí uma base para eu poder de...