Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As eleições são divertidas.

por Fernando Lopes, 29 Set 13

As eleições são sempre muito divertidas, não tanto pelo acto em si, mas por todo o folclore que as rodeia. Apesar de sempre ter votado em Cedofeita, com a junção de freguesias parece que voto pelo Porto todo. É Cedofeita, Miragaia, Santo Ildefonso, São Nicolau, Sé e Vitória (ufff, que saudades do tempo em que era simples dizer o nome da nossa freguesia). A explicação para esta agregação é o contínuo histórico do centro da cidade, esquecendo-se as alminhas pensantes que de uma ponta à outra devem distar dez ou mais quilómetros. Eita, freguesia grandona.

 

O local onde voto é o meu antigo liceu, a cerca de mil metros, talvez um pouco mais, de casa. Resolvi ir a pé, guarda-chuva na mão e parka sobre o polo. A metade do percurso já transpirava como um cavalo. Tirei o casaco e fui por ali fora, bem no meio da chuva. Como todas as freguesias do centro da cidade, a população de Cedofeita é maioritariamente sénior, pelo que requer alguma paciência, tolerância e bonomia, votar.

 

Sexagenárias filhas arrastam gerontes munidos de bengalas, andarilhos e o diabo a quatro. Só me interrogo que estranha fé os move para aquele desconforto. Os reformados em fato domingueiro, as matronas gordas a rolarem para fora dos Mercedes, os penteados à lá Ferreira Leite, todos os tiques pequeno-burgueses da cidade estão ali em exposição viva. Parei um minuto à porta do velho Rodrigues de Freitas para apreciar o caos automóvel. É esta a tua gente, são estas as “forças-vivas” da tua cidade. É por isso que esta merda porra nunca corre bem.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Temas:

5 comentários

De Carlos Azevedo a 29.09.2013 às 23:27

Votaste no Rodrigues de Freitas? Se sim, idem. O Menezes foi derrotado; celebremos.

De Fernando Lopes a 29.09.2013 às 23:53

Uma vitória de Pirro, Carlos. Rui Moreira não passa de um upgrade menos provinciano de Rui Rio. Não sei se é possível celebrar angustiado. A desgraça irá continuar.

Abraço.

P.S. - Cedofeitense desde sempre, precisei de 50 anos para habitar a freguesia onde nasci. Será que a minha naturalidade (Sé) vai passar a ser Cedofeita, Miragaia, Santo Ildefonso, São Nicolau, Sé e Vitória?
:))

De Carlos Azevedo a 30.09.2013 às 00:56

Por agora, festejo; amanhã, logo se vê. Sinceramente, espero que Rui Moreira seja mais cosmopolita e menos déspota do que o Rio. Mas, nestas coisas, não alimento ilusões de qualquer tipo.

Mais uma vez, idem. Sou natural de Miragaia, onde nunca residi, e agora, finalmente, passarei a residir na freguesia onde nasci.

De Ana A. a 30.09.2013 às 12:10

"Só me interrogo que estranha fé os move para aquele desconforto."

Ontem à tarde, aproveitei uma "aberta" da chuva para ir votar, e tanto pelo caminho como na secção de voto, a maioria eram idosos. Comovi-me, como sempre me comovo, apesar de tudo, pois "sei" que estas pessoas que passaram muito tempo em ditadura, acreditam que a sua vontade conta e que valerá a pena votar. Eu tinha 19 anos no 25 de Abril e a transição foi-me muito grata. Lamento como sempre a abstenção e já disse à minha filha que a continuar assim, daqui a 20 anos já nem vale a pena haver eleições pois o eleitorado não vai estar disponível...

Quanto à junção ou não de freguesias,(in)felizmente não tenho tido uma vida que me permita afeiçoar aos locais de residência, pois já pertenci a Gaia, Porto, Valongo e Maia. ;)

Abraço

De Fernando Lopes a 30.09.2013 às 12:56

Existe aí um enorme paradoxo: as pessoas viveram a ditadura com angústia para depois votarem em RM ou LFM? Compreendo a resistência à mudança, mas, no fundo, quem vence sempre é o establishment. A minha vida foi sempre centrada em Cedofeita, com uma pausa de dez anos em que “pertenci” a Ramalde. Aceito esta votação democraticamente, mas com uma desilusão que (infelizmente) já se tornou habitual.

Abraço.

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Feedback

  • JOSÉ RONALDO CASSIANO DE CASTRO

    O Pretinho do Japão é citado, como profeta, em Ram...

  • Anónimo

    Quando a sorte é maniversa nada vale ao desinfeliz...

  • M Manel

    Só agora vi a mensagem anterior - note-se que quem...

  • M Manel

    Uma ajuda... Arranja aí uma base para eu poder de...