Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Os violadores de Nova Deli.

por Fernando Lopes, 18 Set 13

O caso foi muito noticiado, a pena passou como uma pluma entre noticiários e jornais. É legítimo condenar alguém à morte? Talvez. Em situações excepcionais em que há patologias que se manifestam através de assassinatos múltiplos como os serial killers, ou em casos como o da violação múltipla e agressões até à morte ocorrida em Nova Deli, a pena capital parece-me aceitável. Razões diferentes me conduzem a este raciocínio. No primeiro não há cura conhecida e a prisão perpétua parece-me demasiado leve para quem não teve respeito pela vida humana, mais, planeou a morte de outrem e dela tirou sádico prazer. O caso indiano é antes de mais, uma medida profiláctica. Numa sociedade fortemente hierarquizada, as mulheres são o fim de linha, seres que ali estão para servir o homem e os seus instintos. A violação foi planejada e executada com uma violência inqualificável. Aqueles jovens encarnam o pior da sociedade, a falta total e absoluta de respeito pelo outro e como tal foram punidos. Desculpar-me-ão os que são contra a pena de morte em qualquer circunstância, mas pensariam da mesma forma se vivessem o seu dia-a-dia com a vulgarização deste crime hediondo? Lutariam pela não condenação à morte se a vítima fosse sua mãe, irmã, filha, mulher, amiga?

Autoria e outros dados (tags, etc)

Temas:

7 comentários

De O Abominável Careca a 18.09.2013 às 21:26

Boas Noites,

A todos aqueles que preconizam actos de misoginia independentemente do local onde nasceram, crença ou ideologia, só tenho um íntimo desejo...Que sofram todas as consequências pelos actos cometidos embora um simples tiro na nuca nunca será suficiente para se auto-redimirem!!!!

Um abraço

De Fernando Lopes a 18.09.2013 às 22:00

Custa-me aceitar a pena de morte, mas neste caso particular acho que pode ter um importante efeito dissuasor.

Abraço.

De golimix a 19.09.2013 às 21:02

Também queria acreditar que a pena de morte não deveria existir. Mas não consigo deixar de ter vontade de os ver morrer! E bem lentamente para sofrerem um pouquinho daquilo que fizeram sofrer.

De Fernando Lopes a 19.09.2013 às 21:12

Partilho inteiramente esse teu paradoxo.

De Carla Pinto Coelho a 26.09.2013 às 00:05

Concordo com o teu raciocínio, deixá-los viver era um presente que não mereceram.

De Fernando Lopes a 26.09.2013 às 08:12

Não te causa desconforto o choque entre os princípios humanistas e a sede de vingança?

De Carla Pinto Coelho a 26.09.2013 às 15:08

Pessoalmente tenho as minhas reservas quando o acto é tão premeditado como este.

Claro que não defendo a pena de morte como punição, só entendo que este é um caso particular em que não me choca.

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Feedback