Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Os gajos da Adobe não lêem.

por Fernando Lopes, 19 Mai 13

Sou um leitor mediano, raramente consigo ler mais de 15 a 20 livros por ano. Embora durante anos tenha estado ligado à tecnologia, tenha sido comprador on line desde os idos de 1999, faça todas as operações bancárias, jogar ao euromilhões e até marcar férias de cu sentado, frente ao computador, nunca tinha lido um ebook. Não tenho Kindle, iPad ou essas maravilhas que servem para tudo inclusive assar frangos. Como escrevi aqui no blogue, foi Manuel Jorge Marmelo que me tirou a virgindade – salvo seja – nestas coisas de livros electrónicos. Amante confesso do papel e tinta, vejo que a aplicação mais usada para estas merdas, não tem uma coisa básica, um marcador de página. Procurei nos menus, virei e revirei as opções e no menu Editar, Preferências e Documentos, Restaurar a última visualização, temos uma espécie de marca. Na hipótese remota de algum cromo da Adobe ler isto, foda-se pá, custa alguma coisa por a porra da opção num local bem visível, assim tipo no cabeçalho?

Autoria e outros dados (tags, etc)

6 comentários

De golimix a 20.05.2013 às 19:22



Confesso que siu amante do papal, Infelizmente para o nosso planeta.
Estou a ler um livro técnico no Tablet e está-me a causar uma certa confusão. Dá para criar notas de lado, para sublinhar e dá para uma ou duas mariquices, mas eu não consigo... Simplesmente sou mesmo papel.

De Fernando Lopes a 20.05.2013 às 20:20

Eu também sou 100% pelo papel, só contemplo a hipótese de comprar ebooks em edição de autor, como é o caso. Mas irritou-me uma aplicação como o Adobe Acrobat Reader ter a "marca" tão bem escondidinha.

De Uma Rapariga Simples a 21.05.2013 às 22:49

Detesto ler em suporte virtual ou hipertexto!!! Chego ao fim da leitura e não me lembro de metade, vai daí que acabe sempre a imprimir os documentos, nem que seja duas folhas por página, frente e verso.

Já li alguns livros assim e o que faço é apontar a página em que ia e tentar acabar sempre no fim de um parágrafo, folha ou capítulos.

De Fernando Lopes a 21.05.2013 às 22:56

Aceito os ebooks como ferramenta de auto-edição. Pelo pouco que sei os direitos de autor são uma porcaria, assim sempre vai algo que se veja para o artista. E já reparaste que na Amazon p.ex . há ebooks mais caros que em papel? Vão gamar a mãezinha deles!!!

m|m
(isto é um anelar espetado)

De Uma Rapariga Simples a 21.05.2013 às 23:00

Pelo que leio no Blogtailors, acho que também tem a ver com o tipo de suporte de leitura. Bem, no fundo tudo serve para sacar dinheiro.

Tenho ali um livro em pdf do Pedro Paixão, que ele disponibilizou na página dele, e ainda não o li por causa disso. Distraio-me e não entro no livro.

eh lá! Gostei desse coisinho. Eu cá só conheço este .l. :D

De Fernando Lopes a 21.05.2013 às 23:10

Inventei agora. Um talento nato para a escatologia. Dá para quem prefere grandes bolas ou grandes ... aptidões. ;)

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Feedback

  • M Manel

    Só agora vi a mensagem anterior - note-se que quem...

  • M Manel

    Uma ajuda... Arranja aí uma base para eu poder de...

  • Anónimo

    Não volta?!Vá lá...Escrever faz bem...e ler também...

  • Anónimo

    Que será feito do gerente desta coisa?Filipe em es...