Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Estranha forma de sedução.

por Fernando Lopes, 2 Mai 13


Como sabem as almas do purgatório – sim, estou a referir-me a si, caro leitor(a) – sou desses seres raros e misóginos da raça dos fumadores. Hoje em dia tudo é preferível a ser viciado em tabaco. Se confessar ao seu médico que contraiu herpes, gonorreia ou chatos, será contemplado com um sorriso complacente; se se disser fumador, será abjurado para todo o sempre.

 

A empresa onde trabalho criou um cruzamento de paragem de autocarro e “fritadeira” do Tarrafal, onde seres estranhos se divertem a inalar e exalar fumo com grande satisfação. O local, nas traseiras do edifício, possibilitou-me o interesse pela ornitologia. Enquanto fumo observo melros, passarada vária, e sobretudo, gaivotas. Sou um David Attenborough amador, pois já assisti a todas as fases de vida deste mal-amado animal. O que parecia impossível, aconteceu: ganhei afecto à espécie depois de ver os pais acasalar, nascer os pretos filhos, observar as tentativas patéticas de voo.

 

Para os menos atentos, cumpre-me informar que se iniciou a época de acasalamento. Já tinha assistido – pensava eu – a todas as formas de sedução. Os gritos estridentes, alisar de penas, acrobacias aéreas e toda uma panóplia de tentativas de dar nas vistas em que todos os machos são pródigos, fazendo pouco mais que figuras de parvos, pois também nas aves, têm as fêmeas a última palavra. Quando nos convencemos que já vimos tudo, logo a natureza se encarrega de nos surpreender. Hoje, uma espécie de Zezé Camarinha da gaivotagem regurgitava para o bico da amada, provando-se perfeitamente capaz de prover sustento para a futura família nestes tempos difíceis. Este gajo vai longe; pensei. Já incorporou o espírito da troika e tal como os nossos governantes, depois de encher o papo, vomita o que já não quer e ainda faz boa figura. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Temas:

7 comentários

De Alice Alfazema a 02.05.2013 às 22:27

Ele, Zézé Camarinha da gaivotagem, estava a oferecer paté, coisa fina. Qual é a gaivota que consegue resistir?

De Fernando Lopes a 02.05.2013 às 22:44

Bem visto, Alice. Em vez de javardo, é um gourmet que seduz a fêmea com haute cuisine . Já reparaste como em francês tudo soa amaricado?

De golimix a 03.05.2013 às 21:47

Bem, não sou fumadora, e devo concordar contigo que anda uma persiguição aos fumadores. Mas devo dizer-te que alguns menos dotados de civismo contribuiram para isso. O exalarem fumo para cima das pessoas, sacarem do cigarro sem perguntarem se o fumo incomodava.... e por aí afora. O meu pai e o meu irmão foram fumadore.O meu pai cerca de 35 anos. E nunca me incomodaram.

Quanto ao resto do post, não pude deixar de sorrir e olhe que hoje estava a fezer-me falta.... foi um daqueles dias

De Fernando Lopes a 03.05.2013 às 23:32

Há fumadores mal-educados, quem cheire mal da boca, tipos que não tomam banho e uma série de malta pouco recomendável. O que me preocupa é a tendência para seguir as normas americanas, do tea party e politicamente correcto. Fumar faz mal? Sim. O estado é hipócrita porque cobra muito mais em impostos do que gasta com os fumadores? Também.
Desculpa o tom, mas sempre que me falam em proibicionismos, sejam eles quais forem, fico piurso. :) É proibido proibir.

Abraço.

De golimix a 04.05.2013 às 10:22

E a verdade é que os fumadores já devem estar cansados de saber que "fumar mata" mas há qualquer coisa que os impele para isso. Género comportamento aditivo, mas num formato mais leve.
Acho que se toma sempre o caminho mais fácil, o da proibição, quando o melhor e mais duradouro seria investir no ensino de civismo e educação, mas a sociedade é toda ela assim... e com tudo.

De Fernando Lopes a 04.05.2013 às 12:52

É verdade que tenho um comportamento aditivo e borderline. Já o confessei por aqui. Pelos outros fumadores não posso falar.

De golimix a 04.05.2013 às 23:01

Mais coisa menos coisa têm todos. Depende também do número de cigarros que se fuma.
Eu era assim com chocolate, até que descobri que era intolerante ao cacau.(http://golimix.blogs.sapo.pt/tag/cacau)
Malditas análises. E tive que deixar de o comer de uma hora para a outra! Lembrava-me daquele sabor todos os dias...

Com o tabaco deve ser 30 vezes pior. Já vi pessoal a ficar com tremores, suores, irritabilidade e sei lá que mais...

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Feedback

  • M Manel

    Só agora vi a mensagem anterior - note-se que quem...

  • M Manel

    Uma ajuda... Arranja aí uma base para eu poder de...

  • Anónimo

    Não volta?!Vá lá...Escrever faz bem...e ler também...

  • Anónimo

    Que será feito do gerente desta coisa?Filipe em es...