Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O mariquinhas e os negociadores

por Fernando Lopes, 29 Jun 12

O título não têm nenhuma conotação homofóbica. Neste caso, mariquinhas, refere-se a um fracote, pau-mandado, otário, sem visão, nascido da incubadora de Ângelo Correia e com uma mãe chamada Relvas, Miguel Relvas, estúpido-liberal, anti-patriota, incompetente e néscio baptizado como Pedro Passos Coelho. Os três países intervencionados nunca tiveram como objectivo unir-se para conseguir maior peso negocial, antes procuraram distanciar-se uns dos outros, como se o vizinho tivesse peçonha. Ao actuarem separados, enfraqueceram, tornando-se vulneráveis à fúria austeritária dos boches.

Mário Monti e Mariano Rajoy deram uma lição de política e negociação ao imberbe PM português. A Alemanha correndo o risco de ser arrastada para o vórtice da dívida soberana, cedeu em toda a linha. Já antes o insuspeito Der Spiegel tinha projectado uma subida do desemprego germânico para 9,3% e uma queda do PIB de 9,2% em caso de desmantelamento do euro. O italiano e espanhol sabem ler a imprensa internacional, antever os sinais e jogar com eles. Ontem conseguiram uma inegável vitória.

Não se trata só de uma questão de dimensão, embora esta não seja negligenciável. Trata-se de negociar. Esperemos que os governos de Grécia, Portugal e Irlanda aprendam esta lição dada por Monti. Itália também é a Espanha.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Temas:

10 comentários

De bibónorte a 29.06.2012 às 22:43

Estamos entregues à bicharada! O PPC e seus compinchas são de uma nulidade atroz! Que vão à bardamerda, cambada do carago!

De Fernando Lopes a 29.06.2012 às 23:14

Eu não diria melhor!

De MManel a 30.06.2012 às 21:24

Não tenhamos ilusões!

Só tinhamos voz na política e economia internacional enquanto as ex-colónias faziam parte do território.

Agora aguardamos instruções, serenamente...

Sim, nem o João Jardim nem o César os ouvem :-)

Bj

De Fernando Lopes a 01.07.2012 às 02:49

É muito mais do que isso. É falta de jeito mesmo. Só se faz ouvir quem levanta a voz. O PPC nasceu para soldado, mas, infelizmente, chegou a general. Não podes dizer que não foste avisada. ;)

Bj

De MManel a 01.07.2012 às 17:17

Hás-de me dizer quem seria o teu eleito.

É que por muito que nos custe, alguém tem que estar no poleiro.

E apesar de tudo, prefiro-o ao Sócrates :-|


Bj







De Fernando Lopes a 01.07.2012 às 19:03

Ao fim de 38 anos de democracia as pessoas continuam a votar nos mesmos que nos trouxeram até este poço sem fundo. Sabes que há alternativas. As pessoas, legitimamente, insistem em ignorá-las. Tenho pena, mas nada me resta senão aceitar. Democraticamente.

Beijo

De MManel a 02.07.2012 às 12:18

Não interpretes mal, porque acho que são todos uns palermóides e não vejo exceção desde uma ponta a outra.
E não foi no Coelho que eu votei, foi no Portas, que é outro cheio de jogo de cintura.

O problema é que o alicerce se está a desmoronar e ninguém apresenta soluções.

Devo-te dizer que na minha opinião a ripada maior tinha que ser no setor financeiro, mas ninguém se atreve a mexer - podemos constatar isso em todos os países até agora, exceto talvez na Argentina.

Acho que ninguém está preparado para um corte radical no estilo a menos que se encontre numa situação de insolvência.

Aí não há saída, mas sabemos que toda a máquina política está acima disso, assim como os queridos deputados ...


Bj

De MManel a 02.07.2012 às 12:21

P.S -
agora vou tentar ir a outro comp para ver o assunto de hoje :-)


Bj

De Fernando Lopes a 02.07.2012 às 21:38

Sem net, de iphone. Amanhã respondo.

Bj

De Fernando Lopes a 03.07.2012 às 02:01

Isto já não está para interpretações e nem mesmo um adivinho conseguiria prever o futuro. Mas, acho que está bem claro que o caminho a seguir não pode ser este, da "chinezificação" da europa . Se isso acontecer é porta aberta para conflitos e totalitarismos. Lições da história.

bj

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Feedback

  • JOSÉ RONALDO CASSIANO DE CASTRO

    O Pretinho do Japão é citado, como profeta, em Ram...

  • Anónimo

    Quando a sorte é maniversa nada vale ao desinfeliz...

  • M Manel

    Só agora vi a mensagem anterior - note-se que quem...

  • M Manel

    Uma ajuda... Arranja aí uma base para eu poder de...