por Fernando Lopes, 31 Ago 11
Amanhã é o primeiro dia na nova escola da minha filha. Sei que não devia estar nervoso, mas não o consigo evitar. Rompem-se seis anos de rotinas e inicia-se uma nova fase. De um conhecimento incipiente das letras e dos números, passará para a escola a sério. Com horários, tarefas, trabalhos de casa. O ensino pré-escolar dá aos infantes ferramentas e conhecimentos que não tínhamos no meu tempo. O conhecimento do alfabeto e de operações básicas de adição e subtracção poderá ser uma preciosa ajuda para evitar o choque com este novo mundo, com muito mais trabalho e disciplina e muito menos brincadeiras. Realizará um desejo há muito expresso. Ler. Sempre que estou à volta de um livro ou revista, tenho dois pequenos olhos por cima da minha nuca.
- Pai, o que diz aí?
Eu explico a notícia ou a história, mas raramente consigo evitar um "Eu não sei ler!", pleno de frustração por a amálgama de letras ser ainda um código indecífrável.
A descoberta das letras e de como estas formam palavras e frases será uma revelação há muito esperada, um novo mundo de histórias e acontecimentos que se irá abrir de para em par. Deveria encarar esta mudança com tranquilidade, mas parece que também eu vou à escola pela primeira vez.
Autoria e outros dados (tags, etc)
boa tarde , estive neste sitio esta semana e pergu...
O Pretinho do Japão é citado, como profeta, em Ram...
Quando a sorte é maniversa nada vale ao desinfeliz...
Só agora vi a mensagem anterior - note-se que quem...