Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Obélix & Companhia

por Fernando Lopes, 15 Abr 11


Hoje lembrei-me desta obra notável. Dos 7 aos 77 é uma estória a não perder, até pelo modo como aqui são retratadas as idiossincrasias do capitalismo que tanto nos atormenta.
É, em alguns aspectos, premonitório.

Sínopse roubada da Wikipedia.

"Os romanos têm um novo plano para dominar a aldeia dos irredutíveis gauleses, pretendem conquistá-la. Para isso enviam um patrício romano até à Gália para seduzir Obélix e vender-lhe menires, enquanto controla o preço dos mesmos, deixando o guerreiro gaulês o homem mais rico da aldeia. Logicamente que o enriquecimento súbito de Obélix atrai as atenções, além disso ele começou a colocar vários habitantes da aldeia a trabalhar para ele. Astérix aborrecido por ver o amigo distante e ganancioso, decide dar-lhe uma lição, convencendo outros habitantes da aldeia a fazer menires. Com o negócio dos menires em alta, a aldeia acalmou e pararam os ataques aos romanos, mas em contrapartida Roma encontra-se sem dinheiro, pelo que suspende o pagamento de menires. Os gauleses descobrem que foram usados e atacam o forte romano."

Autoria e outros dados (tags, etc)

2 comentários

De O abominável careca a 16.04.2011 às 10:49

Bons dias,
Enquanto a tua cunhada dorme o sono dos justos, eis-me de volda ao "Purgatório" para me redimir e simultaneamente purificar.
Conforme falámos a leitura da BD do Obélix e seus muchacos não é nem nunca foi dirigida a miúdos ficando estes por vezes confusos com as conclusões a que chegavam os seus heróis.
Realmente o sistema capitalista é abordado nesta história sem que realmente o mesmo fosse a salvação para uma paz fictícia enter gauleses e romanos.
Ontem como hoje urge encontrar com urgência um sistema político e social para que não se comentam atropelos por causa do sempre "vil metal"
E para rematar aconselho todos os estudantes das áreas económicas a fazer um trabalho baseado nesta história para tentarem decifrar o que está mal!
Um Abraço

De Fernando Lopes a 16.04.2011 às 10:58

Abominável,

Foi a nossa conversa que me deu a ideia deste post. A explicação para a lei da oferta e da procura, e da inflação são de facto de antologia.
Bom regresso, irmão pródigo, e citando Obelix:
- Os preços saltam por cima do mercado.

Ontem como hoje urge encontrar com urgência um sistema político e social para que não se comentam atropelos por causa do sempre "vil metal". Apoiado!!!

Abraço,
Fernando

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Feedback

  • JOSÉ RONALDO CASSIANO DE CASTRO

    O Pretinho do Japão é citado, como profeta, em Ram...

  • Anónimo

    Quando a sorte é maniversa nada vale ao desinfeliz...

  • M Manel

    Só agora vi a mensagem anterior - note-se que quem...

  • M Manel

    Uma ajuda... Arranja aí uma base para eu poder de...