Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Quando o homem deixa de ver no espelho o rapaz.

por Fernando Lopes, 20 Dez 15

11401323_10153263469748190_6509157349684518055_n.j

 

Envelhecer é um processo doloroso, independentemente do sexo. Não creio que o mito perpetuado que o envelhecimento é mais penoso para as mulheres que para os homens seja verdadeiro. Rapazes serão rapazes, mantemos um lado infantil toda a nossa vida, um modo de auto-preservação tão masculino que ouvimos septuagenários comentar: «Faleceu um rapaz da nossa idade».

 

Subitamente, levou este rapaz uma chapada de realidade. Já não é o jovem que via ao espelho. Um processo doloroso mas inevitável, um atropelamento por um comboio que julgávamos estar ainda distante.

 

Todos ouvimos o ditado «galinha velha faz boa canja», nunca ninguém disse «galo velho dá uma cabidela de truz».  

 

Requer tempo, maturidade, e um enorme rombo numa auto-estima já de si frágil, que demorará a calafetar. Mantive estes dias de silêncio porque o rapaz deixou de ser prevalente. Não sei se isso vai afectar o blogue, certo é que para um tagarela é difícil manter-se calado.

 

Uma das narrativas mais dolorosamente sinceras que li sobre a vida e este estádio pré-comatoso que atravesso foi descrita por John Williams no fantástico «Stoner». Como o personagem que dá nome ao livro, mantenho intacta a capacidade de me apaixonar por um momento, uma paisagem, um livro, uma pessoa. Estou vivo, vou andar por aqui, tentar esquecer a cabeleira grisalha e a dezena de quilos a mais, e manter as únicas qualidades que tem o homem por detrás deste blogue: integridade de carácter e absoluta sinceridade.

Autoria e outros dados (tags, etc)

38 comentários

De redonda a 20.12.2015 às 03:52

Ainda bem que estás de volta.

De Fernando Lopes a 20.12.2015 às 11:32

Obrigado, Gábi. Depois da entrevista «radiofónica» vou passar a chamar-te «Voz», minha querida. ;)

De redonda a 21.12.2015 às 01:14

Isso pode ser um pouco confuso...depois de gábi e redonda, ter de responder também a voz, ainda penso que é outra :)

De Fernando Lopes a 21.12.2015 às 01:51

Nunca faço elogios que não sejam sentidos. Bom timbre, voz doce sem ser melosa, sentido de ritmo e de pausa, boa dicção, sotaque imperceptível. Meia-dúzia de aulas com um profissional e ninguém te diferenciaria de uma «voz da rádio». :)

De redonda a 22.12.2015 às 00:01

Obrigada :) claro que isto pode ser muito perigoso, ainda crias o Monstro da voz, fico convencida e depois ninguém me cala. um beijinho e boa noite. A voz :)

De Fernando Lopes a 22.12.2015 às 00:50

This is a video response to redonda:


https://youtu.be/SAqaD0E1_t4

De redonda a 23.12.2015 às 00:50

:) Gostei. Estive a ouvir e vou ouvir agora de novo :)

De Linda Blue a 20.12.2015 às 09:22

Estamos todos a perder o reflexo, Fernando. Acompanhemo-nos nesse processo, que os momentos de galhofa surgirão com certeza.
Abraço

De Fernando Lopes a 20.12.2015 às 11:35

Provavelmente tem razão, Linda. Também podemos ser considerar o espelho uma irrelevância e agir como sempre.


Abraço.

De Ana A. a 20.12.2015 às 18:22

"...mantenho intacta a capacidade de me apaixonar por um momento, uma paisagem, um livro, uma pessoa."
O que interessa está mesmo a funcionar, não é?!
O invólucro é de somenos importância! :))
Abraço

De Fernando Lopes a 20.12.2015 às 19:10

Permita-me concordar mais ao menos. :) O invólucro também conta, no entanto não define. 


Beijo.

De aurora a 20.12.2015 às 20:56


Feliz Natal!
Abraço.

aurora

De Fernando Lopes a 20.12.2015 às 21:20

Saudade!


Um enorme abraço e Feliz Natal!

De Inês a 21.12.2015 às 12:34

Ainda bem que voltou. Estamos a passar pela mesma fase e com idênticas consequências. Mas a vida não pára e nós não deixamos de ser quem somos. Força aí que eu também vou fazendo o mesmo. É aproveitar tudo o que se possa da melhor forma possível [e evitar o espelho para não deprimir :)].
Beijinhos e Feliz Natal.
Inês

De Fernando Lopes a 21.12.2015 às 13:14

Uma coisa que este período de «abstinência blogueira» me trouxe foi o voltar a acreditar na generosidade das pessoas. Recebi mensagens, emails, presentes de pessoas que não conheço e que de alguma forma gostam de mim. É extraordinariamente reconfortante ter essa noção de carinho, empatia. Agradeço a sua simpatia, e desejo-lhe toda a felicidade que o seu coração consiga armazenar.


Beijos e Feliz Natal!

De Anónimo a 21.12.2015 às 15:01

Nando! Se nos voltas a fugir levas uns tabefes valentes na tasca trendy do costume...
Filipe do coiso...

De Fernando Lopes a 21.12.2015 às 19:15

Meu amigo, o único mérito que esta prosa tem é ser genuína. Como bem sabes, o gajo atrás do teclado não é uma personagem, existe mesmo, vive, sente, fala e respira como escreve. Encontramo-nos na tasca do costume.

De henedina a 22.12.2015 às 00:21

No matter...:). 

De Pois é… a 23.12.2015 às 07:28


As mulheres ficam velhas.


Os homens tornam-se charmosos.


Realidade pura e dura, imposta pela sociedade moderna.


Ou sempre assim o foi?

De Fernando Lopes a 23.12.2015 às 21:00

Discordo, há mulheres de idade que permanecem lindíssimas. Recordo da minha infância uma senhora com mais de 60 anos quer permanecia extraordinariamente bela, luminosa. Como rapazinho o seu charme causava-me enorme impacto, tanto que não a esqueci até hoje.

De Pois é… a 24.12.2015 às 10:44


Mas isso é uma “exação à regra”.


E haverá mais, mas é e serão sempre isso.


Sejamos realistas.

De Fernando Lopes a 24.12.2015 às 17:13

Discordo, mas aceito. By the way, Feliz Natal! :)

De Pois é… a 25.12.2015 às 09:13


Thanks and happy New Year.

De marina malheiro a 23.12.2015 às 08:46

Gostei muito do seu texto. Os espelhos São uma chatice.

De Fernando Lopes a 23.12.2015 às 21:00

Podemos sempre fingir que não existem. Pior para eles, melhor para nós.

De Marta Elle a 23.12.2015 às 09:57

O meu pai manteve-se jovem até muito tarde, com 60 parecia que tinha uns 30 e tal, 40 e tal anos. A genética ajudou, claro mas também o exercício físico, a alimentação e os produtos para a pele.
A pele dos homens é mais grossa o que faz com que seja mais resistente que a das mulheres ao envelhecimento. Por isso, se quiseres, acho que podes travar e até reverter  o processo de envelhecimento.

De Fernando Lopes a 23.12.2015 às 21:01

O que preciso mesmo era de algo para remoçar alma.:)

Comentar post

Pág. 1/2

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Feedback

  • redonda

    Talvez ajude ir com alguém muito próximo, com quem...

  • Fernando Lopes

    Olhar fixamente pode ser intimidante, mas não é is...

  • Anónimo

    Mas olhar directamente pode ser muito intimidante ...

  • Fernando Lopes

    Agradeço o abraço e retribuo ainda com mais vigor....