Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Peregrinação.

por Fernando Lopes, 8 Mai 17

Não sendo um homem de fé, confesso uma pitada de inveja dos que a têm. Ter fé deve dar um sentido à bondade, à compaixão, que não tenho. Dá significado a esta vida sem ele. Coloca as coisas numa perspectiva diferente. Procuro ser bondoso, compassivo, apenas porque acho que é assim que deve ser, porque não saberia ser de outra forma. Não existe um objectivo nesta forma de actuar que não um imperativo ético. O sentido da vida, essa questão do milhão de dólares, para mim não existe. Apenas fazermos o melhor que nos for possível, connosco e com os outros. Porque sim. O fim é apenas isso, um fim, um apagar de luzes, fim de festa. Não acredito em céu, energias cósmicas, reencarnação. Acabou e pronto. Dito isto, não sou insensível aos milhares de pessoas que estarão neste momento na estrada, a caminhar para Fátima. Deve ser libertador, dar energia, coragem, ser movido pela fé. Nem que seja a fé num logro, com a participação de um idoso argentino como estrela convidada. Pensando melhor, não tenho inveja. Ser, enquanto o tempo o quiser, ficar em cinzas e fundir-se com a terra que nos gerou é recompensa mais que suficiente. A existência, é por si, a maior das dores e das recompensas.

Autoria e outros dados (tags, etc)

10 comentários

De Carlos A. de Carvalho a 08.05.2017 às 20:33

Depois do que li , me pergunto se o que li não for fé , o que será . Só não fazes parte do "rebanho" . És um ser abençoado . 

De Fernando Lopes a 08.05.2017 às 21:43

Fé, humanismo, ética, são tudo questões humanas, que no tocam. Tentamos ser a melhor pessoa que nos é possível, morremos tentando ser ainda melhores.


Abraço.

De belitaarainhadoscouratos a 09.05.2017 às 09:32

Podes chamar-lhe 'filosofia de algibeira' mas subscrevo o que escreveste.

De Fernando Lopes a 09.05.2017 às 09:55

Este deve ser o único blogue em que os leitores são tão estranhos quanto o autor. ;)

De Anónimo a 09.05.2017 às 10:55

Pois eu sou uma mulher cheia de fé! Tenho fé que a vida me vai correr de feição assim como aos que me rodeiam e que amo, que os meus sobrinhos vão ser homens de sucesso, que o mundo vai cair em si e parar com este turbilhão de loucuras!
Não tenho provas, mas lá que vai acontecer, vai. 
Beijos 
MM

De Fernando Lopes a 09.05.2017 às 12:46

Isso não é fé, é fezada. Há quem acredite que o pensamento positivo é meio caminho andado. Tudo a correr bem.


Beijo

De Anónimo a 09.05.2017 às 13:22

A minha fé é tanta que ainda acredito que o nosso FCP irá levar o caneco para o museu.
Filipe ajoelhado por estar a encerar o chão

De Fernando Lopes a 09.05.2017 às 16:58

Isso já é acreditar em milagres. 

De lucilia a 10.05.2017 às 22:33

Aqui esta leitora e sim, acertou, estranha, não sei se mais estranha do que o autor do blogue -mas estranha me confesso e sem credos, sem fé (com pena minha) já fez companhia a peregrinos (nunca a Fátima, não calhou) -por egoísmo, só pelo prazer que me dá a caminhada e, (mais uma razão para não fazer essa promessa a coisa dá-.me prazer, não sofrimento)  não sei como funciona contabilisticamente ás tantas vou ganhando uns créditos . Nunca "negociei" nada e um dia ouvi alguém (muito religioso) dizer -Que pena, que pena e desperdício -tanto esforço sem valer nada. Eu sem conseguir alcançar o que a pessoa tanto lamentava...
Um beijinho


De Fernando Lopes a 10.05.2017 às 23:01

Lucília, não lamentava nada que valesse a pena. Como dizem os maçons «o caminho faz-se caminhando», ao que acrescentaria, «pelo prazer da caminhada».

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Feedback