Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Outro eu.

por Fernando Lopes, 16 Mai 14

Como saberão os leitores regulares do purgatório, tive um AVC há nove anos atrás. Ocasionalmente sou confrontado com observações em que pareço mais espectador que participante. A Teresa casou comigo há vinte e um anos e conhece-me como ninguém.  Sou confrontado com comportamentos para os quais não tenho resposta, como se desde a doença existissem dois «eus», o que está na memória e outro que quem me acompanha diariamente percebe. Há tempos confessou, num tom casual, que me tinha tornado mais agressivo desde o acidente, explodindo com mais facilidade, sendo mais destemperado e conflituoso. Ontem, quando discorria sobre a tristeza profunda que ocasionalmente se apodera de mim, deixou escapar que só tinha ganho tendências depressivas depois do AVC. Perturbador não me reconhecer neste novo eu, como se coexistissem o homem que (ainda) julgo ser e um outro percepcionado por quem de mim é mais próximo.

Autoria e outros dados (tags, etc)

2 comentários

De Ana A. a 16.05.2014 às 22:02

Sem querer desvalorizar o facto de ter tido o AVC, mas a verdade é que ninguém se mantém igual ao longo do tempo. Eu tenho perfeita noção dos vários "eus" que já encarnei e sei que ainda não cheguei ao último. Mas só o Fernando pode saber o quanto foi afectado pela doença.

(Estive para não comentar, porque às vezes receio parecer aquela chata que tem sempre algo a opinar, mas sinto empatia pelo Fernando, e tento partilhar o que me ocorre.) :)

De Fernando Lopes a 16.05.2014 às 23:44

O tema presta-se a elucubrações filosóficas; certo é que me sinto o mesmo e os outros - neste caso a minha mulher - acham-me diferente. Também é certo que uma pequena área do meu cérebro «queimou». Por muitos bypass que este maravilhoso orgão seja capaz é natural que algo se perca. Não sei. E Ana, já contribui tanto e tão valiosamente para este blogue que me apetece dar-lhe uma canelada por causa dessas inibições. Se esta tasca ainda está viva deve-o em grande parte a si.

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Feedback

  • Henedina

    E tenha...um bom dia!

  • Henedina

    Então parabéns...por ter lavado as cuecas, claro ;...

  • bokeh

    pois conheço....devo-me ter distraído com a jane b...

  • Fernando Lopes

    Lavei-as com grande dignidade, de saia curta e a c...