Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Porto está a mudar.

por Fernando Lopes, 22 Jun 14

Declaração de interesses: não votei em Rui Moreira, aliás o mais à direita que consegui votar foi no PS, mesmo assim com grandes tremores e cólicas associados. Tenho no entanto de lhe fazer justiça: RM tem procurado dar nova vida à cidade, à cultura, a manifestações de cariz popular. Tem procurado trazer a cidade à rua através de exposições, concertos e festividades várias. O Porto parece, lentamente, acordar da mumificação imposta por Rui Rio, de má memória, ele próprio um morto-vivo encafuado no seu apartamento vizinho ao cemitério de Agramonte. Os concertos, as exposições, os arraiais, a revitalização de locais tradicionais do S. João, como a Rotunda da Boavista, não nos livram de sermos pobres (uma das regiões mais deprimidas da país), não minoram o desemprego, os bairros sociais, as ilhas, a pobreza. Mas proporcionam a todos, e aos mais indefesos em particular, um foco de esperança. Vêm-se mais sorrisos, há um maior sentido de pertença, de alegria de viver. Nesse aspecto, e num respeito não caritativo pelos mais pobres que julgávamos esquecido, tem Rui Moreira feito um bom trabalho. Que continue. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

4 comentários

De golimix a 22.06.2014 às 22:21

Primeiro, é interessante como pessoas com mesmos ideais se juntam mesmo aqui, neste mundo virtual.

Segundo, se o tempo tivesse propriedades elásticas hoje escreveria um post sobre o Porto. Estive lá sexta e sábado e encontrei-o animado, comunicativo, alegre e agitado. Tudo isso apesar da chuva.

De Fernando Lopes a 22.06.2014 às 22:29

Sintetizaste bem: alegria, comunicação, partilha, gente na e da rua. E isso é muito importante para um cidade gris, melancólica no urbanismo e natureza. Rui Moreira tem também revelado um surpreendente respeito pelos desfavorecidos, sem o paternalismo bacoco a que estávamos habituados. 

De O abominável Careca a 22.06.2014 às 23:06

Após dois consecutivos e exaustivos mandatos, Rui Rio mais conhecido como " O contabilista / guarda livros " não deixou saudades nem qualquer tipo de boa lembrança aos seus munícipes. Muito podia ser dito acerca deste " Senhor " mas isso já foi amplamente explorado aqui no purgatório e sem boas recordações...
RM também conhecido como "Ronald Mcdonald" parece estar mais atento em dar a cidade aquilo que foi posto literalmente na gaveta pelo anterior edil. É u, facto que RM ainda não teve tempo para aquecer a cadeira no entanto as iniciativas culturais como o apoio camarário já são de relevo e com bastante público presente à mistura!
Que o futuro seja menos a preto a branco a com mais cor ao contrário do que fomos habituados ao longo destes longos anos...
Image

De Fernando Lopes a 22.06.2014 às 23:53

O Rui Rio não teve dois mandatos, mas três. Doze anos é muito tempo. Pior era difícil, RR foi mau para a cidade, subserviente e pouco reivindicativo. talvez daí a adulação que por ele tinham notáveis lisboetas.

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Feedback

  • Fernando Lopes

    Um facto alegre, não deve cegar para os problemas ...

  • Anónimo

    Um desabafo triste num dia que, para mim também, d...

  • Fernando Lopes

    Obrigado, Henedina. Reúno uma qualidade essencial ...

  • Henedina

    E tenha...um bom dia!