Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O «chinês» da Rua da Boavista.

por Fernando Lopes, 4 Jul 14

Passo por uma «loja do chinês» na Rua da Boavista para satisfazer um desejo da criança; comprar bolas de ping-pong para jogar com as raquetes de praia. Deparo com um cenário único: ao lado do balcão três idosas sentadas em cadeiras de praia, em amena cavaqueira. Dão conselhos sobre o que comprar, parecem ser habitués. Acho encantador o convívio e a informalidade daquele bando improvável de octogenárias e uma comerciante asiática. Saio sem saber quem é útil a quem. Servem as senhoras de tradutoras? Intercâmbio cultural? Centro de dia ou prova provada que a paciência de chinês é muito mais que um mito?

Autoria e outros dados (tags, etc)

3 comentários

De meninaquenaosabenada a 05.07.2014 às 05:30

Não sei que te dizer,desejo-te um excelente fim-de-semana,fica na companhia dos teus familiares e amigos,tudo de bom para ti!! Mil beijinhos!!

De Alice Alfazema a 05.07.2014 às 10:53

Na escola onde trabalho o pluralismo cultural é o prato do dia, acho que poderia aprender pelo menos dez línguas. Uma vez fizemos uma festa onde cada um levava comes e bebes da sua nação, foi um sucesso. Penso que não aproveitamos bem esta oportunidade cultural que temos na nossa sociedade, a escola teria tanto a ganhar com isso, a escola e todos nós.


Gostei muito deste recorte, até consegui ouvir as senhoras a rirImage

De Fernando Lopes a 05.07.2014 às 11:19

Achei o cenário enternecedor, e como sabes, acho que só temos a ganhar com a multiculturalidade, desde que não percamos a nossa identidade. É um equilíbrio delicado, recorda os problemas que o uso do  niqab ou burka têm trazido em França. 


Um abraço.

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Feedback

  • Henedina

    E tenha...um bom dia!

  • Henedina

    Então parabéns...por ter lavado as cuecas, claro ;...

  • bokeh

    pois conheço....devo-me ter distraído com a jane b...

  • Fernando Lopes

    Lavei-as com grande dignidade, de saia curta e a c...