Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Não quero mudar-te.

por Fernando Lopes, 12 Mar 17

Estas três palavras seriam a maior declaração de amor que poderia alguma vez ouvir. Não creio que tal tenha acontecido. Aceito-te como és, depressivo, com alterações de humor súbitas, borderliner, preguiçoso, teimoso, desastrado no bricolage, incapaz de cozinhar algo mais que tostas mistas ou pizza, flatulento, irascível, obstinado, asneirento, maníaco. Não quero mudar-te porque em ti vejo algo maior que os teus defeitos: a tua honestidade, integridade, frontalidade, humor. Ouvi algo semelhante num filme, mas já se sabe que tão pungentes afirmações de amor só existem nos filmes. Provavelmente porque nos filmes não existe um cancro chamado dia-a-dia.

Autoria e outros dados (tags, etc)

12 comentários

De Anónimo a 12.03.2017 às 08:21

 Padrinho, pára de me descrever!
Filipe encenado

De Fernando Lopes a 12.03.2017 às 10:42

És um excelente ser humano, generoso como poucos. Isso, nada nem ninguém te tira.

De lucilia a 12.03.2017 às 22:42

A propósito, a "mãe preocupada" escreveu isto -Boa semana Fernando

O amor é mais verdadeiro quando dele não se espera o filho, a casa, as férias, a estabilidade. Meter o amor no saco dos projetos de vida é o que o corrompe e deturpa. Ama-se com honestidade depois das vulgares realizações, quando sobra e vem à tona exatamente apenas o que somos. E por isso um amor novo no coração dos velhos é feliz e desprendido.
Até lá, ama-se uma expectativa, não uma realidade. Sorte a daqueles – raros – em que há coincidência.  

De Fernando Lopes a 12.03.2017 às 22:54

Sendo que nisto de expectativas, as mais das vezes saem defraudadas. Amar, é amar por inteiro, mesmo aquelas pequenas coisas que nos irritam, mas sem as quais aquela pessoa não seria a mesma. Passa por um enorme dose de aceitação das fraquezas do outro e as minimizar tanto quanto possível. 

De Anónimo a 12.03.2017 às 23:02

És um homem fácil de gostar e difícil de amar, mas com todos os teus defeitos, um como poucos.
boa noite para ti
mm

De Fernando Lopes a 12.03.2017 às 23:35

Defeitos são muitos, não o nego. Amar-me por e com eles é uma tarefa hercúlea, provavelmente impossível. Mea culpa.

De Henedina a 14.03.2017 às 00:08

Ninguém muda ninguém? Ou muda?

De Fernando Lopes a 14.03.2017 às 07:27

O tempo muda-nos. Depois, há quem tente mudar-nos. ;)

De alexandra g. a 15.03.2017 às 19:27

Sábio, muito sábio :)
______
p.s. - também a propósito disto: http://mas-o-texto.blogspot.pt/2017/03/imprecisoes.html e dos comentários que se seguiram. 

De Fernando Lopes a 15.03.2017 às 20:26

Olha, respondi-te com um post que fiz agora mesmo. :)

De redonda a 19.03.2017 às 23:44

Das duas vezes em que gostei de verdade, pensei mais em mudar-me a mim.

De Fernando Lopes a 20.03.2017 às 07:26

Nem uma coisa nem outra. Amar também é aceitar o outro, e amá-lo por inteiro, defeitos e virtudes. 

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Feedback