Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Estranha forma de olhar.

por Fernando Lopes, 21 Jun 17

Sou daquelas pessoas que olham as outras nos olhos, digo sempre o que penso embora nem sempre pense bem no que digo. Este jeito trouxe-me fama de maluco, desbocado, rude, e o mais que não tiveram coragem de me dizer. Pouco me importa, quem de mim mal diz ou o faz porque me não conhece, ou repete pérolas de um ou dois porcos que nada mais me suscitam além de desprezo. Este hábito de olhar as pessoas nos olhos tem as mais diversas reacções, desde as pessoas que o fazem igualmente e de modo natural, outras que me fitam fixamente até que me sinta hipnotizado, e as que instintivamente baixam o olhar por não suportar o contacto. Mas as mulheres senhor, porque olham assim? As mais das vezes fitam pelo canto do olho, logo desviando o olhar, talvez pudor, talvez desconforto. Não sei bem porquê hoje estive mais atento a esta particularidade feminina. Seguiu-se a sequência: olhar pelo canto do olho; desviar o olhar; ignorar. Não direi que existe um padrão, mas estou certo que a frequência deste tipo de olhar é maior nas mulheres que nos homens. Chateia-me, porque por mais que tente não entendo o processo e os seus motivos, e sou um tipo que gosta de entender as coisas.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Temas:

13 comentários

De Lucilia a 21.06.2017 às 23:42

Eu "ispilico" -quero dizer, eu até explicava mas,Fernando, esqueça, esquecer é o  melhor.Deus nosso senhor não facilitou a descodificação das criaturas.

De Fernando Lopes a 22.06.2017 às 00:33

De nenhumas, e no caso das criaturas fêmeas é ainda pior já que nem as próprias se entendem. 


De lucilia a 22.06.2017 às 23:21

isso

De redonda a 22.06.2017 às 03:31

Portanto, serão mulheres desconhecidas, certo?
Vamos lá imaginar o que pensam...apercebem-se que estão a ser olhadas, olham pelo canto do olho para confirmar se é ou não alguém conhecido, concluem que não e fazem de conta que não foi nada com elas...
Agora, porquê...quando eu era criança e mais extrovertida tinha um jogo em que apanhava alguém a olhar para mim assim e olhava também, e perdia quem deixasse de olhar primeiro...a partir dos onze anos comecei a ficar mais introvertida e míope, além de algumas vezes querer ser invisível, se apanhasse alguém a olhar para mim (e o visse), se calhar iria querer confirmar que não o conhecia para não parecer uma mal educada por não o cumprimentar e poderia olhar pelo canto do olho, apercebendo-me que não o conhecia, voltaria ao estado de introvertidismo e faria de conta que não era nada comigo - e pronto, acho que já está perfeitamente explicado...

De Fernando Lopes a 22.06.2017 às 07:36

Faz sentido, já tinha colocado a hipótese da timidez. Apesar de tudo, diz-me a minha intuição masculina que existe algo mais, uma espécie de avaliar o outro(a). Estarei errado? 


P.S. - Estás de férias ou com uma insónia do caraças? :-)

De redonda a 22.06.2017 às 17:31


Para sabermos se estás certo ou errado só com um estudo aprofundado em campo em que seria preciso questioná-las, ter um grupo de comparação, etc. :)


Eu nunca tenho insónias!!! (ou quase nunca, estou sempre pronta a dormir :)ainda não estou de férias, mas quando posso (quando não tenho nada marcado de manhã cedo) ou quando tenho um prazo a terminar gosto de trabalhar à noite (agora estou cheia de sono :)

De Alice Alfazema a 22.06.2017 às 21:35

Aqui vai a minha opinião: as mulheres pensam em demasiadas coisas ao mesmo tempo, desviar o olhar permite-nos captarmos mais coisas para além dos olhos que estamos a ver, olhar nos olhos é penetrante e apenas nos permite um pensamento. Não sei se me fiz entender, ser mulher é complicado. :)

De Fernando Lopes a 22.06.2017 às 21:50

Se bem entendi os olhos das mulheres saltitam de coisa em coisa porque são incapazes de se concentrar numa coisa única, é isso?

De Alice Alfazema a 22.06.2017 às 21:55

Não. Saltitam porque assimilam vários pormenores, exemplo: idade, cor de pele, altura, tipo de sorriso, tipo de olhar, roupa, postura, aliança, tipo de bebida, cigarro, é um sem fim de coisas. Se estivermos a olhar nos olhos, não podemos ver o resto. ;)

De Fernando Lopes a 22.06.2017 às 22:06

É uma das desculpas mais bem engendradas que vi até hoje.


De Alice Alfazema a 22.06.2017 às 22:23

Não sejas malino. :)

De Anónimo a 24.06.2017 às 08:41

Mas olhar directamente pode ser muito intimidante para o outro que olhamos, eu não gosto por aí além de me sentir assim observada, logo "olhar pelo canto do olho" até me parece uma boa forma de não confrontar quem olhamos com um olhar que pode não querer ou do qual pode não gostar. Se é coisa de homens ou mulheres não sei, acho que é coisa de pessoas.
~CC~

De Fernando Lopes a 24.06.2017 às 20:30

Olhar fixamente pode ser intimidante, mas não é isso a que me refiro. Não lhe sei explicar, mas é como se existissem «graus de olhar» e as pessoas tivessem graus diferentes de intensidade nesse olhar. 


________________
Explicação confusa, não é?

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Feedback

  • Anónimo

    Só queria um cartão do banco de esperma.Filipe que...

  • Fernando Lopes

    Minha querida, sou de letras. Tudo o que passe de ...

  • Fernando Lopes

    Não seja gabarolas que não te fica bem, amigo. ;)F...

  • redonda

    não estaremos a esquecer os divertidíssimos exercí...