Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Das praxes, praxados e afins.

por Fernando Lopes, 28 Jan 14

Nos anos 80 as praxes eram uma quase ausência. Vieram pela democratização do ensino superior, pelas universidades privadas a querer exibir tradição inexistente. Com a proliferação de (re)cursos nos anos 90, o neto da Zulmirinha, caseira do sr. dr., filho do Tony, ladrilhador de 1ª, recentemente entrado em Engenharia de Minas com espantosa média de 9,5, sentiu-se igual à velha aristocracia. Vá de praxar, numa vingança de classes, ele que nunca viu a avó tomar banho, achava normal que se tapasse o forno com bosta, coçava os colhões em público enquanto escarrava, como sempre viu os seus fazerem. Mas era dr. ou eng. num qualquer curso em as propinas asseguravam percurso tranquilo a quem possuísse conhecimentos equivalentes ao Trivial Pursuite Junior. Como epidemia, propagou-se. Quem foi criado na bosta pode encher-se dos mais caros perfumes, mas a dita dificilmente lhe sairá da corrente sanguínea. E não, isto não é teoria classista, é educação básica, bem que escasseia da primária às velhas universidades. É necessário ser claro, a massificação do ensino falhou, senão na parte académica – e mesmo aí tenho sérias dúvidas – na formação cívica e de cidadania. Caso contrário as praxes seriam um capítulo negro votado ao esquecimento.

Autoria e outros dados (tags, etc)

14 comentários

De Marco Neves a 28.01.2014 às 10:50

Por acaso, acho que, apesar de tudo, é melhor ter o ensino aberto a todos do que reservado a quem não tem avós que andavam na cepa torta. Como andei pela faculdade e a minha família não se pode dizer que fosse rica, fico contente com a massificação, onde a grande maioria dos alunos não são bons, mas os bons não são todos das famílias "certas". O que só pode ser bom...

De Fernando Lopes a 28.01.2014 às 11:20

Não há da minha parte nenhuma defesa do elitismo classista, eu próprio sou oriundo da classe média, apenas a constatação que a massificação , de modo quase inevitável, tende a nivelar por baixo. Quem não acha isto conhecerá mal as nossas escolas e mesmo as orientações emanadas do ME.

De André a 28.01.2014 às 10:59

O único problema neste texto é que se esquece que a privada não é para o pobre coitado que não tem maneiras, é para o filho do senhor doutor que não quis trabalhar para a média de 14 ou 15 que lhe exigiam na pública, então entrou com o 9,5 na privada (e já pode ser doutor como o pai e o avô). O filho do pobre, o que chega à faculdade, esforça-se para aprender e evoluir, o filho do rico, está-se a borrifar e quer-se divertir.
Essa teoria da massificação do ensino para o pobre que acabou por destruir o ensino só funciona na medida em que o filho do pobre é obrigado a estar na escola, e não quando é ele que tem de se esforçar para lá estar.
"E não, isto não é teoria classista, é educação básica".

De Fernando Lopes a 28.01.2014 às 12:18

Só quero afirmar algo que não é politicamente correcto: o facto de o ensino chegar a todos é positivo e até basilar para uma sociedade democrática. Tem como consequência perniciosa a baixa do padrão médio, tanto em termos puramente educativos, como cívicos; uma inevitabilidade em todos estes processos. Uma pessoa bem-formada não se diverte a humilhar o seu semelhante, e isto não está exclusivamente relacionado com a origem social. A estupidez é transversal.

De Anónimo a 28.01.2014 às 14:24

A música que nunca mais esqueci desde a minha praxe, em 2007: "O meu furão e a tua ratazana; chupa na banana, dá-me o ananás, sou boa na cama, pela frente ou por trás". Foi por isso que quando foi a minha vez de praxar, não consegui estar muito tempo com a "caloirada"... Apercebi-me da triste figura que fizera e não estava para humilhar os outros da mesma forma. No entanto, devo salientar que nunca fui sujeita a praxes excessivas. A humilhação era mesmo cantar essas aberrações e deixar que um banana qualquer que já era universitário há demasiado tempo me gritasse aos ouvidos. Há piores...

De Fernando Lopes a 28.01.2014 às 19:24

Quando escrevi isto estava muito cansado, e olhando bem ficou com um tom arrogante que não era o desejado, mas a sua «estória» exemplifica bem o meu ponto. Qualquer pessoa bem-formada se sente desconfortável a humilhar os outros. O facto de se recordar da letra é significante.

De Carlos Azevedo a 28.01.2014 às 20:26

Fernando, percebendo o que quiseste escrever (desculpa-me a arrogância, mas acho mesmo que sei o que querias escrever; e com isso, que ainda assim seria discutível, eu tenderia a concordar), não consigo concordar com o que eefctivamente escreveste. Porque:
1) Estabeleces uma correlação entre o retorno da praxe e a democratização do ensino superior que pode não ser mais do que uma coincidência temporal, explicada mais por razões políticas do que outra coisa qualquer (a juventude universitária dos anos 60/70 era muito mais politizada, preocupando-se com outras coisas, e muito daquilo em que se traduz a praxe seria pura e simplesmente inadmissível à luz dos costumes da época);
2) Praxar não é exclusivo das primeiras gerações a aceder ao ensino superior;
3) Como tu mesmo assumes, num comentário, saiu-te arrogante (e.g., «Quem foi criado na bosta pode encher-se dos mais caros perfumes, mas a dita dificilmente lhe sairá da corrente sanguínea»), sabendo eu que a arrogância não é algo que te assista.
Abraço.

De Fernando Lopes a 28.01.2014 às 21:37

Carlos, provavelmente tratou-se de «um problema de expressão».
1) Quando entrei na FLUP , no longínquo ano de 1982/83 tenho a noção de que na UP o ritual de praxe não exista ou era insignificante, excepção feita à Católica e à Livre. Sem disso ter certeza absoluta, até porque nunca fui de vida académica, mas de boémia, parece-me que o ressurgimento das praxes está associado à «democratização» do ensino superior, que está ligado à melhoria das condições socioeconómicas e ao surgimento de estabelecimentos privados. Sou franco, ser universitário na época era um luxo a que só os melhores alunos podiam aspirar;
2)Praxar não é exclusivo das primeiras gerações mas quase, é o que me diz a minha experiência empírica. É (era) um meio de ascensão social em que o «praxador» se integrava socialmente com os filhos dos drs. tornando-se igual entre iguais;
3)Essa foi mesmo um tiro no pé. Leia-se «quem é mal-educado, pode encher-se de doutoramentos, mas dificilmente se livrará da má-educação genética.»

Posto isto coloca-se a questão revolucionária; devem as elites descer ao nível das massas ou «puxar» por estas fazendo-as ascender a níveis de conhecimento e civismo superiores? Aposto claramente na segunda.

Abraço.

De Carlos Azevedo a 29.01.2014 às 00:31

Fernando,

a minha experiência foi diferente: os alunos universitários de primeira, segunda ou terceira geração, tanto faz, eram exactamente iguais; e, quase sempre, eram umas bestas. Corrobora o que eu penso o facto de referires que no início dos anos 80 existia praxe na Católica. A Católica sempre foi uma universidade elitista, e mais o era há 30 anos atrás. Ainda assim, lá está, a praxe existia lá, no meio dos ‘queques’.

Quanto à minha experiência com a praxe, quando entrei para o Ensino Superior, em 1994, as praxes, pelo menos na Universidade do Minho, ainda não tinham atingido o grau de abjecção a que assistimos nos dias de hoje. Em todo o caso, fui praxado e sempre soube dizer «não» quando me exigiam algo que não me parecia adequado, e nunca me pediram nada que se assemelhasse ao que vou sabendo pela comunicação social (e.g., num dia de chuva, queriam que eu me deitasse no chão molhado de barriga para baixo; recusei fazê-lo e ponto final). Quando passei para o segundo ano, e até ao final do curso, não praxei ninguém, à excepção de um caloiro a quem pedi para ir comprar comida (com o meu dinheiro) para um cão abandonado que andava a vaguear pelas instalações da universidade, tendo sido uma desculpa (ir ele e não eu, quero dizer) para ele sair dali sem eu ter que me chatear muito (o rapaz era do interior, tinha um sotaque muito forte e naquele dia estavam fartos de pegar com ele). Portanto, a minha grande questão é: como é possível que pessoas com pelo menos 18 anos e 12 anos de instrução, seja lá qual for o seu poder socioeconómico e a cultura pessoal e familiar, se comportem com carneiros num rebanho? Não percebo.

Abraço.

De Fernando Lopes a 29.01.2014 às 00:52

Tu não existes, pá. O teu conceito de praxe é «mandar» um tipo que está a ser vítima de bullying ir comprar comida para um cão esfomeado, afastando-o dos agressores? Quem te ler, parece que não sabes nada sobre manipulação de massas e comportamento de grupo, hehehe. Aí não que não percebes. ;)

De Carlos Azevedo a 29.01.2014 às 01:25

O que é que queres, pá?! Tinha para aí uns 20 anos, tinha um feitio tramado e nesse dia não estava para me chatear. Resultou e eu não me chateei, pelo fui emocionalmente inteligente (e na altura o Daniel Goleman ainda não tinha escrito o seu 'best seller'; ou melhor, tinha acabado de o escrever, mas eu ainda não lia essas coisas). ;-)
Mas o tal caloiro, quando chegou a sua vez de poder praxar, lá foi martirizar os novos caloiros. A natureza humana é tramada! :-)/:-(

De Fernando Lopes a 02.02.2014 às 17:11

De henedina a 28.01.2014 às 23:51

Eu fui praxada. Fizeram uma fila e molhavam com agua, farinha, batiam (violentamente mas sem lesões) nas costas e cabeça enquanto passavamos pela fila para entrar na aula. Na porta do anfiteatro,um "doutor" encheu-me a cara de creme de barbear. Dificilmente via porque encobriu tambem os olhos, tirei o creme com as duas mãos que limpei na cara do "doutor",literalmente. Sou primária. Estava mesmo a porta do anfiteatro. Não fixei a cara, e tenho pena, mas fixei o tom e o ar de susto - passa, passa rápido antes que eles vejam o que fizeste - e empurrou-me para dentro. Quando contei disseram-me tiveste muito sorte se ele tivesse chamado a atenção estavas completamente "lixada".

De Fernando Lopes a 29.01.2014 às 00:43

Resistir aos merdosos, sempre. :)

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Feedback

  • Fernando Lopes

    Um facto alegre, não deve cegar para os problemas ...

  • Anónimo

    Um desabafo triste num dia que, para mim também, d...

  • Fernando Lopes

    Obrigado, Henedina. Reúno uma qualidade essencial ...

  • Henedina

    E tenha...um bom dia!