Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Existem cada vez menos surpresas. As apps, facebook, blogues e outros media passam a vida a aconselhar-nos sobre o que fazer, que ver, que ler, onde comer. Ainda sou do tempo em que a melhor recomendação era o passa-palavra, no cinema, livros, locais para visitar, restaurantes e bares. Hoje, tanto na internet como na imprensa tradicional pululam os «guias de lazer» que nos dizem tudo o que fazer, onde e quando. Repare-se que também a minha geração não ficou imune. Tenho no telemóvel uma lista de (quase todos) os restaurantes do país. Se me convidam para um sítio desconhecido, raramente resisto a uma pesquisa. Resultado: quando chego ao local raras são as estranhezas que me esperam.

 

Não há muito os amigos desempenhavam um papel fundamental nestas descobertas, hoje vamos a uma exposição porque alguém lá esteve e postou no facebook, porque lemos num roteiro, ou até porque a página tem imensos likes.

 

Isto mata a capacidade de nos surpreendermos com um autor, um filme, um restaurante, um bar. As máximas «fazer um desvio de 100 kms para ir a um restaurante não é um desvio é ir na direcção certa» ou «Na dúvida escolhe sempre sítios com nome de gente. Normalmente há sempre alguém com esse nome, que se responsabiliza e dá a cara» são coisas cada vez mais distantes.

 

Fica aqui a promessa solene que vou deixar de coscuvilhar sobre os sítios, à moda antiga quero ter o impacto de não saber nada sobre o destino e simplesmente saborear o prazer da surpresa e descoberta. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

12 comentários

De Genny a 20.08.2015 às 10:34

Bom dia, Fernando! 

De Fernando Lopes a 20.08.2015 às 19:38

É mais bom fim de tarde, Genny. :)

De Maribel Maia a 24.08.2015 às 14:59

Para mim, o importante é a troca de informação.... seja ela como for... a ignorância nunca nos oferece nada de bom!

De Fernando Lopes a 24.08.2015 às 15:45

Prefere nunca ser supreendida por um livro, um filme, um local? Eu não.

De Maribel Maia a 24.08.2015 às 16:07

Todos eles me continuam a surpreender... até mesmo as pessoas!

De Maria a 24.08.2015 às 17:51

Acho que o facto de ter um blog e de passar os olhos por este  mundinho estamos sempre a tropeçar em "apresentações" de tudo e mais alguma coisa, tirando-nos sim o factor surpresa. Mas... tenho a dizer que, ainda faço com uma amiga, sempre que nos encontramos para um jantar, é às cegas. Escolhemos a zona e depois vamos à procura de um. As aventuras que isso nos traz não têm preço.

De Fernando Lopes a 24.08.2015 às 19:54

Uma excelente ideia. As desilusões são certamente compensadas com magníficas descobertas.

De Joana a 25.08.2015 às 00:01

Destroem também o prazer de descobrir as pessoas. Não se conhecem pessoas nos jardins, nos bares, nos restaurantes, nas universidades... Conhecem-se fotos em perfis, histórias, características, rotinas e preferências em ''salas virtuais'', chats. Primeiro apaixonam-se pela ''criatura'' que, fiel à realidade ou não, se apresenta e descreve, e logo se vê!

De Fernando Lopes a 25.08.2015 às 12:52

E há tanta mentira por detrás desses perfis que é melhor nem pensar. Tem razão Joana, não há nada com o bom, velho, olhos nos olhos.

De Carlos a 25.08.2015 às 00:25

Para quem gosta de redes sociais e quer ganhar uns € extra inscrevam-se na Tsu! É só por convite!
Deixo aqui o link para os interessados: https://www.tsu.co/Samgom

De jorge a 25.08.2015 às 05:18

Tenho uma lista de (quase) todos os ...
Não há muito tempo, os...

De M.G. a 26.08.2015 às 08:41

[Error: Irreparable invalid markup ('<p [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

<P class=incorrect name="incorrect" <a>Opiniôes</A> </A>todos as temos, assim como as preferências.</P>
Mas embora reconheça que, as</A> redes sociais e afins tenham as suas vantagens, continuo a preferir conhecer e a fazer amigos ao vivo e a cores</A> .
<P class=incorrect name="incorrect" <a></A>Nunca</A> gostei de "falar</A> para o boneco".</P>
<BR class=incorrect name="incorrect" <a> </A> ;</A> ;

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Feedback