Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Searching for Sugar Man

por Fernando Lopes, 22 Out 12

 

Rodriguez era, nos anos 60, um músico talentoso que actuava no circuito de bares de Detroit. Editou dois discos sem fama ou proveito. Com concertos intermitentes até ao início dos anos 80, desapareceu do mundo da música. Rodriguez não sabia que era um êxito na África do Sul. Tinha uma popularidade enorme, sendo a sua música considerada a banda sonora de toda uma geração. Retirado, correu no país africano o boato da sua morte. Alheio a tudo isto, durante décadas, trabalhou na construção civil e estudou filosofia.

 

Uma das suas filhas descobriu que o pai era uma celebridade através de um site que lhe era dedicado. Os fãs sul-africanos de Rodriguez tinham iniciado uma busca pelo seu ídolo e uma série de coincidências felizes levam-no a actuar no continente negro, de onde apesar dos milhares de discos vendidos, nunca tinha obtido um cêntimo ou notícia da sua popularidade. Já sexagenário, recebe finalmente o carinho do público que lhe tinha sido negado durante décadas.

 

Esta história de fadas dos tempos modernos é contada pelo realizador sueco Malik Bendjelloul no filme "Searching for Sugar Man". Comovi-me com esta história, com a persistência de Bendjelloul e a simplicidade de Rodriguez. Como bom chorão não consegui conter uma lágrima.

 

A história do renascimento de Rodriguez pode também ser vista neste documentário da CBS.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Temas:

2 comentários

De TimeTraveller a 23.10.2012 às 23:46

Também vi o documentário do 60 min e fiquei emocionadíssima!
Em 95 estive 3 semanas de férias na África do Sul e ainda se ouvia Rodriguez.
Mal podia imaginar que, hoje, o iria redescobrir :)
Muito bom MESMO!

De Fernando Lopes a 24.10.2012 às 00:08

Todos somos tocados por factores diferentes, dependentes da nossa sensibilidade. O que achei mais comovente foi a humildade de ambos os artistas, músico e realizador. Absolutamente incomum.

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Feedback

  • Fernando Lopes

    Um facto alegre, não deve cegar para os problemas ...

  • Anónimo

    Um desabafo triste num dia que, para mim também, d...

  • Fernando Lopes

    Obrigado, Henedina. Reúno uma qualidade essencial ...

  • Henedina

    E tenha...um bom dia!